terça-feira, 17 de junho de 2008

SAUDADE

Derrepente me deu uma saudade! Uma não, várias. Daquelas que nos faz sentir o coração apertar e parecer que ele cabe na palma da mão da gente de tão apertado e pequeno que fica, ao mesmo tempo, parece que o mundo inteiro caberia dentro dele. Digo “várias”, porque sabe-se lá por qual motivo comecei a pensar em algumas pessoas, aquelas que estão distante, muito distante ou apenas um pouco distante, não geograficamente, mas, distante do meu dia, do meu pensamento, do meu tempo.
Por alguns minutos parei, parei tudo o que fazia e fiquei pensando nos momentos vividos, nas conversas, nas alegrias e nas tristezas compartilhadas, nos sorrisos, nos abraços, no tempo que estivemos juntos, na amizade dedicada, coisas que não se apagam, mas não voltam e não se repetem. Talvez eu nunca mais reveja algumas dessas pessoas, talvez eu nunca mais reviva algumas das coisas que vivemos. Isso me trouxe um triste sentimento que me fez estremecer por dentro, de que eu poderia ter feito muito mais, ter conversado e ter ouvido mais, ter dado meu ombro, meu consolo, meu apoio, ter sorrido e abraçado mais, ter dado o meu tempo.
O tempo corre em um ritmo acelerado, a vida passa muito rapidamente. Nos preocupamos com nossa vida, com o que temos, o que buscamos e queremos, coisas corretas, coisas justas, coisas da vida, mas, as pessoas passam... elas passam por nós, e nós corremos nesse ritmo acelerado do mundo de hoje, e elas apenas esperando de nós um pouco de tempo, mas ele é tão veloz e se vai como um vento que não podemos segurar e se acaba como uma nuvem que evapora.
Quando senti saudades não foram das coisas que tive, de momentos que gastei comigo mesma, de sonhos realizados, de alegrias ou tristezas não compartilhadas, mas senti saudades de abraços, de conselhos, de olhares, de carinho, de sorrisos, de lágrimas enxugadas, de aperto de mão, de pães repartidos, de sonhos divididos, de palavras e gestos amigos, de corações no mesmo ritmo. Deu vontade de voltar no tempo e me doar mais, e dizer o quanto alguém foi importante para mim.
A saudade me fez perceber quão pouco vale as coisas que me fazem gastar tempo, mas quão importantes são aqueles que mesmo diante do tempo que se foi e da distância que nos separa, ainda estão presentes na minha memória e valiosos como jóias dentro do meu peito. Com essas pessoas eu quero compartilhar meu tempo, minha amizade, meu amor e mesmo que na distância continuem perto nos meus pensamentos, no meu coração e nas saudades que tenho. Que o tempo, que nesta vida me foi dado, não venha a ser desperdiçado com coisas sem sentido, mas seja compartilhado e cuidado para que um dia eu sinta saudades de tudo o que foi muito bem vivido.


Karina Huerta



"Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela." Carlos Drummond de Andrade
"Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro."
Leonardo da Vinci

"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante."
Saint-Exupéry
"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão."
Provérbios 17:17


Dedico esse texto aos meus amigos, em especial aos distantes, motivo das minhas boas lembranças, à minha família, com as quais tenho aliança de amor, que me fazem estar tão perto ainda que na distância. A vocês dedico as minhas mais sinceras saudades...



4 comentários:

Unknown disse...

oiii
muito lindo texto !!
saudades de muita gente mesmo;
e é verdade se desse voltaria atras,
me dedicava mas aos meus amigos de verdade, gastaria mas meu tempo com eles; mas agora meus amigos só querem saber de gastar meu dinheiro rsrsrs brincadeira .
bjusss

Unknown disse...

Olhaaaaaaaa euu aki mais uma vez pra dizer q mais uma vez vc se superou Karina Huerta!
Gostaria de dizer que amo seus textos...!
Meus parabéns!

É tb tenho saudades,depois q o tempo passa q vemos o quanto podiamos ter nos dedicado mais a uma amizade...
Mais a vida é assim não dá pra voltar no tempo.
Portanto pratique agora o que vc não praticou no passado!
Envista nas coisas do alto...pq todas as outras são temporarias!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

"Por muito tempo achei que ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, que rio e danço e invento exclamações de alegria,
Porque a ausência, essa ausência assimilada, ninguém a rouba de mim".
Carlos Drummond

Karina, teus textos assemelham-se a esse nível. Parabéns!
A diferença é que tu tens a graça.